terça-feira, 24 de setembro de 2013

Casual e Hard Core Gaming

FALA PESSOAL!

Estou aqui para falar sobre algo que quero postar no blog desde suas origens: O Casual e o Hard Core Gaming e suas diferenças.

Casual Gaming:

Esse tipo de jogo ocorre quando o único objetivo do jogador é se divertir. O Casual Gamer não está se importando em vitória ou derrota, desde que o meio no qual se chega lá é divertido. E, esse é um gamer abundante no mercado. Ou tu acha que Angry Birds fez todo esse sucesso por causa de gente que se importa muito em vencer? O que dizer da nova febre dos mobiles, Candy Crush Saga? A maioria dos jogos para mobile (iOS, Android) e para Facebook são jogos casuais. E o interessante é que, na sua maioria, são mesmo divertidos. O mercado de jogos casuais é muito importante até mesmo para o Hard Core Gaming, pois dá um ponto de equilíbrio e também é uma porta de entrada. Muitos começaram jogando esses "Joguinhos" para depois migrar para o Hard Core.

Outro exemplo muito importante de casual gaming, principalmente com a nova geração de consoles vindo aí, são os sensores de movimento, principalmente o Kinect. É interessante notar como o Kinect pretende adentrar o Hard Core com movimentos e ações, mesmo sentado, durante o jogo. Porém, o Kinect, a PS Move e o Wii são completamente voltados para o jogador casual. O Kinect, eu digo por experiência própria: É um sucesso em reuniões de muitas pessoas, pois permite que bastante gente jogue algo muito divertido.

E é importante ressaltar: É muito importante que se mantenha o respeito pelo jogador casual. Ele também é um jogador (mesmo que com menos experiência que um Hard Core Gamer) e, por mais que não conheça a história dos jogos, ou os jogos com melhores avaliações, ou até mesmo nem tenha algum console, nem nunca teve, ele pode vir a ter graças a jogos casuais.

E nem todo jogo é todo casual. Alguns dos exemplos claros disso são assuntos frequentes no blog: Magic e League of Legends. O jogo casual é a alma do Magic e o LoL está com muitos jogadores casuais. Como identificá-los? Normalmente jogadores casuais não xingam nem gastam muito com os jogos, além de não se estressar com eles. O jogador casual do Magic é aquele que não está preocupado se seu deck atende a algum formato ou se é competitivo. E essa palavra, competitivo, é o que mais diferencia o Hard Core do casual.

O Hard Core Gamer é um tipo de jogador que temos cada vez mais. É um jogador mais competitivo, que pensa mais na vitória e que se "especializou" mais em determinado(s) jogo(s). Ele já passou de seus tempos de noob e já conhece teoria, prática e sabe jogar bem, ou quer isso. Esse gamer é facilmente encontrado nos caras que xingam, mas não devemos generalizar: Há muito Hard Core Gamer que não se encomoda muito com isso e não sai xingando (uma decisão mais que acertada).

E esse é o jogador que é alvo maior do mercado de games. São os que mais compram, gastam e se empolgam com os jogos. E a grande parte dos jogadores, hoje em dia. E, normalmente os hard core gamers estão em jogos com online multiplayer.

Além destes dois tipos mais comuns de players, temos uma minoria, a mais qualificada: Pro Players. Para Pro Players, o jogo passa a ser sua profissão. Com o advento dos "e-sports" mais jogadores se tornaram Pro Players,  mas eles continuam sendo o que há de melhor entre jogadores de diversos jogos que temos aí hoje. A grande maioria patrocinado, se preocupam durante o dia em apenas treinar suas habilidades nos jogos. Mas não pense que é fácil, todo jogo demanda de um pro player um esforço bem grande.

Pro Players pode ser um assunto de mais adiante no blog. Para esse post, é isto gurizada.


Até mais!
Vini Weizenmann

0 comentários:

Postar um comentário